AD no Teatro


O grupo LEAD já fez a audiodescrição de cinco peças teatrais em Fortaleza. Foram elas:
  • Astigmatismo, espetáculo de encerramento da turma de 2008 do Curso Princípios Básicos de Teatro (CPBT), do Theatro José de Alencar (TJA), cujo roteiro de audiodescrição foi feito pelos alunos João Francisco Dantas e Bruna Leão e a narração foi feita ao vivo pela aluna Bruna Leão. Vale ressaltar que essa peça já teve três temporadas e, em todas três, houve uma sessão com audiodescriçao.
  • Magno-Pirol: O Corpo na Loucura, de Graco Alves (CE), analisa como se comporta fisicamente um corpo diagnosticado insano. O roteiro de audiodescrição foi feito por Bruna Alves Leão e por Klístenes Braga (bolsista do mestrado no projeto) e a narração foi feita ao vivo por Bruna Leão.
  • Curral Grande, Ricardo Guilherme e Ghil Brandão, espetáculo, de formatura da turma de 2007 do Curso de Arte Dramática (CAD) da Universidade Federal do Ceará (UFC). O roteiro de audiodescrição foi feito por Bruna Leão e Klístenes Braga e a narração foi feita ao vivo por Bruna Leão.
  • A Vaca Lelé, Grupo Bandeira das Artes, espetáculo infantil que conta a história de Matilde, uma divertida vaquinha que, cheia de sonhos e curiosidades, quer criar asas e voar em busca de aventurasO roteiro de audiodescrição foi feito por Bruna Leão e Klístenes Braga e a narração foi feita ao vivo por Klístenes Braga.
  • Tudo que eu queria te dizer, de Silvero Pereira. O espetáculo conta com a atuação de duas atrizes que se revezam em vários personagens, além de dois músicos. A trilha sonora é encarada não como pano de fundo, mas como ferramenta de uma encenação sonora na qual a música, as letras e os músicos agem como personagens. O cenário é composto por cartas enviadas pelo público em geral à caixa postal da Cia. Lai-tu de Teatro. Algumas cartas são lidas durante o espetáculo e o público se transforma em elemento criador do espetáculo. O roteiro de audiodescrição foi feito pelos alunos Walquiria Sales e João Francisco Dantas e a narração foi feita ao vivo por João Francisco Dantas.
Em todos os espetáculos, os roteiros foram previamente criados (observando gravações dos ensaios ou de apresentações da peça) e a narração foi feita ao vivo em uma cabine com isolamento acústico, sendo transmitida aos deficientes visuais através de fones de ouvido (daqueles utilizados em traduções simultâneas).
A maior dificuldade de audiodescrever peças de teatro é lidar com as mudanças de roteiro feitas pelos diretores sem que o grupo de audiodescrição seja avisado, sendo assim, o audiodescritor precisa de muito jogo de cintura para narrar cenas não vistas anteriormente.
Em todas as peças audiodescritas pelo nosso grupo, tivemos o apoio dos produtores e diretores das peças, da administração dos teatros onde ocorreram as sessões acessíveis, do Governo do Estado do Ceará, através do Gabinete da Primeira Dama do Estado, e da Associação Mídia Acessível (MIDIACE), formada por profissionais de Minas Gerais, da Bahia e do Ceará.

Comentários