Cine Ceará para Ver e Ouvir


Mostra promove acesso a material audiovisual para deficientes auditivos e visuais e exibe filmes que participaram de edições do Cine Ceará


As mostras competitivas e paralelas do Cine Ceará já encerraram, mas o festival é conhecido sempre por estender sua programação em uma série de ações itinerantes ao longo do ano. Começa hoje e prossegue até a próxima sexta (14), sempre a partir de 14h, na Casa Amarela Eusélio de Oliveira, a primeira dessas ações: a I Mostra de Filmes Acessíveis do Cine Ceará. Pela primeira vez, o evento promove a exibição de nove filmes integrantes da mostra atual e de edições anteriores visando um público diferenciado e geralmente à parte de festivais audiovisuais: os deficientes auditivos e visuais.


Iniciativa do grupo Lead, da Universidade Estadual do Ceará, sob a direção da professora Vera Lúcia Santiago Araújo, a idéia foi encampada pelo Cine Ceará com o objetivo de tornar acessível o maior número de produções cinematográficas possíveis, promovendo uma democratização dessas produções.


“O grupo vem buscando um modelo de tradução audiovisual que atenda às necessidades de deficientes audiovisuais e visuais”, conta Klístenes Braga, um dos integrantes do Lead. “Nosso processo de legendagem é diferenciado, não apenas uma transcrição da fala. A legendagem é comentada”, explica Klístenes. “Apresentamos a idéia para que o espectador veja a imagem, leia a legenda e tenha uma noção do que está acontecendo na cena”, detalha.


O processo de legendagem fechada para surdos e o de audiodescrição é realizado pelos próprios integrantes do Lead, grupo ligado ao Mestrado em Lingüística Aplicada da Uece e leva cerca de uma semana para cada produção. “Recebemos uma cópia do filme cedida pela produtora, fazemos a `ripagem`, que é a leitura do mesmo e o seu desmembramento pelo computador. Em seguida, trabalhamos em cima do roteiro para depois gravar o áudio e inserir a legendagem”, descreve. No caso da audiodescrição, a narração adicional é feita sem sobreposição aos sons originais do filme, diálogos e efeitos sonoros significantes. “Aproveitamos os espaços vazios sonoros”, afirma.


As sessões realizadas na I Mostra de Filmes Acessíveis do Cine Ceará trarão a audiodescrição e a legendagem fechada para surdos de modo simultâneo. “Mas a idéia é que possamos, com o tempo, não promover mais sessões de segregativo, possibilitando que surdos, deficientes visuais, ouvintes e videntes possam assistir ao mesmo filme durante a mesma sessão sem distinções”, sonha Klístenes Braga.


Entre os filmes que compõem a mostra estão alguns premiados nesta última edição do Cine Ceará: os longas “Se nada mais der certo” e “O homem que engarrafava nuvens” e o curta “A montanha mágica”. Além de filmes de outras edições, caso de “O Grão”, também será exibido o documentário “Ver Para Ouvir, Ouvir para Ver”.


Programação
10/8 – Curta “A montanha mágica” e o documentário em longa “Ver para ouvir, ouvir para ver”-
11/8 – Curta “Águas de Romanza” e o longa “O homem que engarrafava nuvens”-
12/8 – Curta “Capistrano no quilo” e longa “Se nada mais der certo”
13/8 – Curta “Reisado Miudim” e o longa “O pequeno burguês – Filosofia de vida”-
14/8 – Longa “O Grão”
Local: Casa Amarela Eusélio de Oliveira (Av. da Universidade, 2591, Benfica), sempre a partir de 14h.


Caderno 3 do Diário do Nordeste
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=660559

Comentários