Espetáculo de teatro acessível
para deficientes visuais




ASTIGMATISMO

Astigmatismo é uma perturbação visual, cujo sintoma mais comum é a visão desfocada. A partir deste conceito, o espetáculo estabelece um paralelo entre o sintoma provocado por este mal e várias disfunções verificadas na sociedade contemporânea. O grande desafio deste século é buscar uma sociedade mais justa, igualitária e tolerante às diferenças pessoais, sociais e culturais. Atualmente, seduzido pela mídia, o ser humano assume padrões estéticos e comportamentais que são empurrados goela abaixo, dificultando a convivência em comunidade e fazendo sucumbir o espírito da coletividade. A montagem se inspira nos conceitos do Teatro Épico e nas categorias estéticas Surrealista, Expressionista, Simbolista e do Teatro do Absurdo.

Astigmatismo foi o primeiro espetáculo com acessibilidade audiovisual no Ceará. No próximo dia 11, a montagem completará seu primeiro ano em cartaz, e o TJA em parceria com o Grupo LEAD – Legendagem e Audiodescrição da UECE oferecerá a audiodescrição (AD) da primeira sessão do espetáculo para espectadores deficientes visuais. Essa modalidade de tradução possibilita que deficientes visuais e não-deficientes visuais assistam juntos aos espetáculos teatrais.
Texto: Criação do grupo
Direção: João Andrade Joca

Elenco: André Heverson, Flaviana Rose, Gabriel Matos, Ítalo Lopes, Jesuíta Barbosa, Júnior Bezerra, Klístenes Braga, Lia Braga, Liriane Bimas e Yasmin Élica.
Produção Executiva: Klístenes Braga

Local: Teatro Morro do Ouro (no anexo do TJA)
Rua 24 de maio, 600 – Centro
11/12, às 15h30* e 18h

R$ 3,00 (meia) / R$ 6,00
Classificação: 12 anos

*SESSSÃO COM AUDIODESCRIÇÃO PARA DEFICIENTES VISUAIS – GRATUITA.

Comentários