Pular para o conteúdo principal

Fórum discute deficiência

Limitações
18 Mai 2010 – 01h02min
Sempre que possível, Ana Maciel, 50, vai aos encontros para discutir o acesso. Portadora de uma limitação causada por poliomielite, a presidente da Associação dos Deficientes Motores (ADM) do Ceará segue visitando os encontros, sem se deixar abater. “É um tema tão discutido, tão debatido, e não vemos resultados significativos. Mas não me deixo entristecer. As pessoas têm de perceber que o acesso não é um favor, mas uma obrigação“, afirma ela, presente no I Fórum de Deficiência e Acessibilidade.
Com o tema Vai Encarar? A nação (quase) invisível de pessoas com deficiência, o encontro reuniu, além das pessoas portadoras de deficiência e seus familiares, organizações que militam pela causa. O fórum discutiu as falhas e os avanços verificados nas últimas duas décadas em relação à proteção e ao convívio com as pessoas com limitações. A coordenação do evento foi feita pela Arte Pensamento, empresa voltada para a organização culturais.
A jornalista e ex-modelo Flávia Cintra, 37, atendia às pessoas com paciência e compreensão. Ela inspirou o autor Manoel Carlos a criar a personagem Luciana da novela Viver a Vida. Assim como no folhetim, a deficiência de Flávia foi causada por um acidente na estrada. A então modelo contava apenas 18 anos. “Quanto mais gente cobrando os acessos, maiores são as chances de conseguirmos“, aponta. A jornalista estreou como repórter da revista eletrônica Fantástico, é profissional ativa e mãe em segundo expediente. Assim como Luciana, Flávia deu a luz a gêmeos, há três anos.
De acordo com a deputada federal Gorete Pereira (PR), 28 milhões de brasileiros têm alguma limitação física ou mental. “Cerca de 70% deles vivem abaixo da linha da pobreza e 90% estão fora do mercado de trabalho“, acrescenta. No Ceará, eles somam 17,3% da população. “Não precisamos de mais leis, precisamos colocá-las em prática“, diz.
O Ceará está em terceiro lugar no Nordeste quanto à lista de pessoas com deficiência, de acordo com a assessora da subsecretária Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Beatriz Praxedes.

Comentários