Pular para o conteúdo principal

ATAV BRASIL e Livraria Cultura realizam mostra infantil de filmes acessíveis

Por Klístenes Braga
A Associação dos Tradutores Audiovisuais do Brasil – ATAV BRASIL e a Livraria Cultura realizarão amanhã (05) a I Mostra de Filmes Acessíveis da Livraria Cultura, com uma programação toda especial voltada para crianças deficientes sensoriais.
Os alunos do Instituto Dr. Hélio Góes, instituição mantida pela Sociedade de Assistência ao Cego do Ceará, e o Instituto Filippo Smaldone, que trabalha com educação inclusiva de surdos, irão conferir gratuitamente a programação acessível que será exibida no auditório da Livraria Cultura, por meio da Audiodescrição e da Legendagem para Surdos e Ensurdecidos.
A ATAV BRASIL, entidade sem fins lucrativos, congrega e representa os profissionais de Audiodescrição e Legendagem para Surdos e Ensurdecidos do Brasil, com o propósito de minimizar as barreiras impostas pela deficiência e promover a inclusão social de pessoas deficientes sensoriais por meio do acesso às manifestações artísticas e culturais do nosso país, para fins de educação, lazer e entretenimento. O grupo de profissionais da ATAV BRASIL é formado por graduados, especialistas, mestres e doutores na área de letras, estudos da tradução e linguística aplicada, sendo todos pesquisadores no campo da tradução audiovisual com vários trabalhos realizados nos segmentos de cinema, teatro e museu.
A ideia da mostra surgiu do desejo da Livraria Cultura em favorecer o acesso de todos às suas unidades e promover o acesso de crianças deficientes sensoriais ao universo da sétima arte, incluindo o cinema de animação.
Confira a programação:
PROGRAMAÇÃO
Filmes com Legendagem para Surdos e Ensurdecidos (LSE) e Audiodescrição (AD)

10h30 e 14h30 – Porque as coisas são assim
(Direção Michelline Helena, Fic, 10’, Cor, 2010)
Sinopse: Diante do inevitável, um pai tenta explicar para a filha o tênue limite entre o desejo e a realidade, o certo e o errado; o mundo real onde tudo se mistura e onde todas as coisas são apenas o que são.
Roteiro de Audiodescrição: Alexandra Seoane
Narração: Élida Gama
Legendas: Élida Gama


10h40 e 14h40 – Vida Maria
(Direção Márcio Ramos, Ani, 10’, Cor, 2006)
Sinopse: Acompanhamos Maria durante o seu trabalho no sitio onde vive. Vai dos 5 aos 45 anos e passa todo seu estilo de viver para sua filha Lurdes. O filme mostra ciclos de vida que muitas vezes ficamos.
Roteiro de Audiodescrição: Bruna Leão e Klístenes Braga
Narração: Bruna Leão
Legendas: Élida Gama
10h50 e 14h50 – Nas Asas do Coração
(Direção de Sara Benvenuto e Klístenes Braga, Doc, 15’, Cor, 2010)
Sinopse: Documentário sobre “A Vaca Lelé”, que comemora cinco anos em 2010, encantando as platéias por onde passa, tendo sido o primeiro espetáculo teatral acessível para crianças com deficiência visual no estado do Ceará, motivo pelo qual seus produtores criaram o grupo Bandeira das Artes. O filme foi rodado durante a temporada no Centro Cultural Banco do Nordeste, nas cidades de Fortaleza-CE, Juazeiro do Norte-CE e Sousa-PB.
Roteiro de Audiodescrição: Juarez Oliveira
Narração: Joseana Lira
Legendas: Katarinna Pessoa
Serviço:
Data: 05/10/2010
Local: Auditório da Livraria Cultura – Unidade Shopping Varanda Mall
Endereço: Av. Dom Luís, 1010 – Meireles – Fortaleza-CE

Comentários