Pular para o conteúdo principal

Pesquisadores do LEAD apresentam novos enfoques da tradução audiovisual no VI ALSFAL

Por Klístenes Braga
A Associação de Linguística Sistêmico-Funcional da América Latina – ALSFAL e o Programa de Pós-Graduação em Linguística – PosLa da Universidade Estadual do Ceará – UECE promoveu no período de 05 a 09 de outubro, a 6ª edição do Congresso de Linguística Sistêmico-Funcional da América Latina, sob o tema: A Linguística Sistêmico-Funcional e seu potencial de empoderamento semiótico-discursivo.
O evento aconteceu no Ponta Mar Hotel em Fortaleza e contou com o apoio da CAPES, FUNCAP, Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da UECE e do Núcleo de Línguas da UECE, dentre outros, e recebeu representantes dos Estados Unidos, Canadá, Portugal, Espanha, Alemanha, Itália, Inglaterra, Austrália, Nova Zelândia, Singapura, China e Hong Kong, além dos representantes dos países latino-americanos e brasileiros de todas as regiões do país. Foram oferecidos 14 minicursos e 6 plenárias, além de 41 trabalhos apresentados em 11 mesas redondas, 79 trabalhos em 18 sessões de comunicações coordenadas, 207 trabalhos em 44 sessões de comunicações individuais e 39 trabalhos em 3 sessões de pôsteres, num total de 372 trabalhos em diversas áreas do conhecimento, dentre elas os estudos da tradução.
O LEAD teve sua participação registrada na mesa redonda intitulada The Interface between Audiovisual Translation (AVT) and SFL: A new theoretical in Translation Studies, com a apresentação da palestraThe use multimodal transcription as a tool for training novice audiodescribers and subtitlers, proferida pela Prof.ª Dr.ª Vera Lúcia Santiago da UECE, que coordenou a mesa. Seguem abaixo outros trabalhos apresentados pelo grupo durante o evento:
Audiodescrição de imagens e formação de público deficiente visual em museus: um estudo na interface da tradução audiovisual e multimodalidade, proferida pela Drnda. Marisa Ferreira Aderaldo (UECE/UFMG) na Sessão Coordenada intitulada Gêneros textuais, multimodalidade e ensino de línguas.
A multimodalidade como subsídio para roteiros de audiodescrição de objetos tridimensionais em museus, comunicação oral apresentada por Juarez Nunes de Oliveira Júnior (UECE).
A tradução audiovisual de “O Grão”: uma análise de roteiros de audiodescrição para o cinema, comunicação oral apresentada por Klístenes Bastos Braga e Bruna Alves Leão (UECE).
Transcrição multimodal de texto audiovisual: uma proposta para legendistas profissionais, comunicação oral apresentada por Élida Gama Chaves (UECE).
A construção de auto-estima com bases na multimodalidade, no site da Acadêmicos da Rocinha, comunicação oral apresentada por João Francisco de Lima Dantas e Walquíria Braga Sales (UECE).
A leitura multimodal aplicada a imagens em movimento no gênero filme e sua interface com a audiodescrição, comunicação oral apresentada por Osmina Maria Marques da Silva (UECE).
SFL contribution to the analysis of film subtitle production: insights from a pilot experiment, comunicação oral apresentada pela Prof.ª Dr.ª Vera Lúcia Santiago (UECE).
Em busca de um modelo de audiodescrição para o deficiente visual brasileiro, pôster apresentado por Joseana Pereira Lira (UECE).
Na oportunidade, o Grupo LEAD apresentou ao público do congressso, a Asssociação dos Tradutores Audiovisuais do Brasil – ATAV BRASIL, entidade sem fins lucrativos, recém constituída por seus pesquisadores, que congrega e representa os profissionais de Audiodescrição e Legendagem para Surdos e Ensurdecidos do Brasil, com o propósito de minimizar as barreiras impostas pela deficiência, atendendo a emergente demanda de mercado e promovendo a inclusão social de pessoas deficientes sensoriais por meio do acesso às manifestações artísticas e culturais do nosso país, para fins de educação, lazer e entretenimento.
O VI ALSFAL foi presidido pelo Prof. Dr. Pedro Henrique Lima Praxedes Filho da UECE, teve como vice-presidente a Prof.ª Dr.ª Antônia Dilamar Araújo da UECE e como membros da comissão organizadora o Prof. Dr. Hans Peter Weiser, a Prof.ª Dr.ª Vera Lúcia Santiago Araújo, ambos da UECE, e o Prof. Drndo. Vilmar Ferreira de Souza, do IFCE-Campus Juazeiro/UFSC).
Para mais informações sobre o evento:http://www.6alsfal-uece.com.br/index.html.

Comentários