Por Assessoria de Imprensa ATAV BRASIL
Em mais uma iniciativa pioneira, a Associação dos Tradutores Audiovisuais do Brasil – ATAV BRASIL realiza a I Mostra de Filmes Acessíveis de Minas Gerais em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, a Superintendência de Bibliotecas Públicas e a Diretoria de Extensão e Ação Regionalizada.
A programação conta com os curtas-metragens que integram o Projeto DVD Acessível, cujo objetivo é iniciar a construção de uma videoteca de filmes nacionais completamente acessíveis ao público com deficiência sensorial. Os filmes foram traduzidos por meio da Audiodescrição (AD) e da Legendagem para Surdos e Ensurdecidos (LSE), modalidades de tradução audiovisual que tornam as produções audiovisuais acessíveis às pessoas com deficiência auditiva e visual. Os DVDs produzidos pelo projeto possuem ainda o título do filme em Braille, menus com Audionavegação e janela de Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS.
Os filmes serão exibidos no Teatro José Aparecido de Oliveira – TJAO, com capacidade máxima de 220 lugares, sendo 216 poltronas e 04 áreas para cadeirantes, localizado na Praça da Liberdade em Belo Horizonte, a partir das 14h do próximo dia 30, com as presenças do Presidente e do Secretário-Geral da ATAV BRASIL, Klístenes Braga e Juarez Oliveira, respectivamente. O TJAO é um dos espaços culturais que integram a Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa – BPELB, importante equipamento para o desenvolvimento cultural do estado. Concebida em 1954 na gestão do então Governador Juscelino Kubitschek, a BPELB integra o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas Municipais sob a coordenação da Secretaria de Estado de Cultura, através da Superintendência de Biblioteca Públicas – SUB.
Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa
Foto: Klístenes Braga
Confira abaixo as produções que serão exibidas na mostra:
Adorável Rosa
(Direção Aurora Miranda Leão, Documentário, 19’, Colorido, 2008, CE)
Tradutores Audiovisuais: Celso Nóbrega, Cassia Aquino, Milene, Renata Mascarenhas, Juliana Navarro, Fernanda Alfonso e Katarinna Pessoa.
Narração: Ruy Lima.
Águas de Romanza
(Direção Gláucia Soares e Patrícia Baía, Ficção, 15’, Colorido, 2002, CE)
Tradutores Audiovisuais: Alexandra Seoane, Renata Mascarenhas, Juliana Navarro, Fernanda Alfonso, Katarinna Pessoa e turma da Oficina de Legendagem 2009.
Narração: Bruna Alves Leão.
Capistrano no Quilo
(Direção de Firmino Holanda, Documentário, 21’, Colorido, 2006, CE)
Tradutores Audiovisuais: João Francisco Dantas, Walquiria Braga Sales, Bruna Alves Leão, Élida Gama, Luana Ribeiro e Vera Santiago.
Narração: Bruna Alves Leão.
Reisado Miudim
(Direção de Petrus Cariry, Ficção, 13’, Colorido, 2008. CE)
Tradutores Audiovisuais: Conceição Aragão, Luana Ribeiro, Renato Santos, Rosana Lima, Rosane Lima, Rubenita Alves, Renata Mascarenhas, Juliana Navarro, Fernanda Alfonso, Graça Marques, Cristienne Ferreira e Katarinna Pessoa.
Narração: Pedro Henrique Praxedes.
A mostra se estenderá até o dia 1º de dezembro, com a exibição especial do filme “Chico Xavier” com AD, que tem o apoio da Fundação Clóvis Salgado, instituição que integra a Secretaria de Estado da Cultura.
Teatro José Aparecido de Oliveira
Foto: Klístenes Braga
Foto: Klístenes Braga
Foram convidadas várias instituições que assistem e congregam o público com deficiência sensorial, dentre as quais têm presença garantida:
– Instituto São Rafael – Secretaria de Estado da Educação: público previsto – 50 alunos;
– Setor Braille – foram enviadas correspondências em Braille para 390 usuários cadastrados na Biblioteca: público confirmado – 48 pessoas;
– Curso de graduação de Comunicação Assistiva (Libras e Braille) da PUC / MG: público previsto – 15 alunos;
– APADV – Associação de Pais e Amigos de Deficientes Visuais – Público previsto: 20 pessoas;
– Voluntários do Setor Braille e funcionários da Biblioteca, cuja divulgação vem sendo feita no próprio Setor via cartazes, contato pessoal e e-mail.
SERVIÇO:
CINE BRAILLE: Filme Acessíveis – Cinema para todos
I Mostra de Filmes Acessíveis de Minas Gerais
Data: 30/11/2010
Hora: 14h
Local: Teatro da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa
Praça da Liberdade, 21, Bairro Funcionários, Belo Horizonte – MG
Para mais informações, entre em contato com a Divisão Braille através dos telefones (31) 3269.1218 / 3269.1221.
Comentários
Postar um comentário