Acessibilidade na TV aberta

Criado em Quarta, 17 Setembro 2014 15:03 Última atualização em Segunda, 29 Setembro 2014 15:03
Acessibilidade na TV significa disponibilizar recursos para que pessoas com deficiência tenham acesso à programação. Sendo assim, a acessibilidade promove a inclusão social, uma vez que amplia os meios de comunicação a todos os cidadãos. Os recursos de acessibilidade disponíveis são:
Legenda Oculta (também conhecido como closed caption): Transcrição, em língua portuguesa, de diálogos, efeitos sonoros, sons do ambiente e demais informações que não poderiam ser percebidos ou compreendidos por pessoas com deficiência auditiva.
Dublagem: Tradução de programa originalmente falado em língua estrangeira, no todo ou em parte, com a substituição da locução original por falas em língua portuguesa, sincronizadas no tempo, entonação e movimento dos lábios dos personagens em cena.
Audiodescrição: É a narração, em língua portuguesa, integrada ao som original da obra audiovisual, contendo descrições de sons e elementos visuais e quaisquer informações adicionais que sejam relevantes para possibilitar a melhor compreensão por pessoa com deficiência visual e intelectual.
Janela de libras: Espaço delimitado no vídeo, em que as informações são interpretadas na Língua Brasileira de Sinais – Libras.
As ações são gerenciadas pela Secretaria de Serviços de Comunicação Eletrônica.



Comentários