ATAV BRASIL e Biblioteca 
Pública do Ceará realizam mostra
infantil de curtas acessíveis



A Programação Cultural da Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel (BPGMP) na semana da criança será marcada peloProjeto Curta Ouvir para Ver: I Mostra Infantil de Curtas Acessíveis
A iniciativa do projeto é da Associação dos Tradutores Audiovisuais do Brasil – ATAV BRASIL, entidade sem fins lucrativos, e da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, através do setor Braille da Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel, e tem como objetivo democratizar o acesso do público infantil deficiente sensorial à produção fílmica nacional, contribuindo com o processo de inclusão social das pessoas deficientes no Ceará. 
O projeto conta com o apoio do Grupo LEAD da UECE e exibirão gratuitamente 03 curtas-metragens de realizadores cearenses, traduzidos por meio da Audiodescrição, modalidade de tradução audiovisual que torna as produções audiovisuais acessíveis às pessoas deficientes visuais, e da Legendagem para Surdos e Ensurdecidos. Os alunos do Instituto Dr. Hélio Góes e da E.E.F. Instituto dos Cegos têm presença garantida na mostra. 
O setor Braille da BPGMP realiza ações mensais, tais como: oficina DOSVOX, oficina de leitura e escrita do sistema Braille, oficina de musicografia em Braille, acessibilidade cultural, dentre outros. Pela primeira vez, uma mostra de filmes acessíveis fará parte da programação do setor. 
SERVIÇO:
Data: 14/10/2010
Hora: a partir das 14h.
Local: Sala de Multimeios da Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel, Av. Presidente Castelo Branco, nº 255, Centro (ao lado do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura).
Fone: (85) 3101.2546
Classificação indicativa: LIVRE.
Entrada Franca. 
Confira abaixo a programação da mostra: 
14h – Porque as coisas são assim
(Direção Michelline Helena, Ficção, 10 minutos, Colorido, 2010) 
Sinopse: Diante do inevitável, um pai tenta explicar para a filha o tênue limite entre o desejo e a realidade, o certo e o errado; o mundo real onde tudo se mistura e onde todas as coisas são apenas o que são. 
Tradutores: Alexandra Seoane e Élida Gama
Narração: Élida Gama 
14h10 – Vida Maria
(Direção Márcio Ramos, Animação, 9 minutos, Colorido, 2006) 
Sinopse: Acompanhamos Maria durante o seu trabalho no sitio onde vive. Vai dos 5 aos 45 anos e passa todo seu estilo de viver para sua filha Lurdes. O filme mostra ciclos de vida que muitas vezes ficamos. 
Tradutores: Bruna Alves Leão, Élida Gama e Klístenes Braga
Narração: Bruna Alves Leão
14h20 – Nas Asas do Coração
(Direção de Sara Benvenuto e Klístenes Braga, Documentário, 15 minutos, Colorido, 2010) 
Sinopse: Documentário sobre “A Vaca Lelé”, que comemora cinco anos em 2010, encantando as platéias por onde passa, tendo sido o primeiro espetáculo teatral acessível para crianças com deficiência visual no estado do Ceará, motivo pelo qual seus produtores criaram o grupo Bandeira das Artes. O filme foi rodado durante a temporada no Centro Cultural Banco do Nordeste, nas cidades de Fortaleza-CE, Juazeiro do Norte-CE e Sousa-PB. 
Tradutores: Juarez Oliveira e Katarinna Pessoa
Narração: Joseana Lira 
Para mais informações:
Bruna Alves Leão
Vice-Presidente
ATAV BRASIL
(85) 8657.9021 / 9939.6810
Logotipo da Associação dos Tradutores Audiovisuais do Brasil – ATAV BRASIL
Descrição: Letras maiúsculas A T A V na cor azul, dispostas em linha horizontal. Sobre as letras A e V há o desenho estilizado de um olho dentro de um pavilhão auricular. Sobre a letra V, entre a palavra ATAV e o desenho, está a palavra Brasil na cor cinza.
Logotipo do Governo do Estado do Ceará – Secretaria da Cultura
Descrição: Brasão de fundo verde com sete estrelas brancas dispostas do lado esquerdo, uma embaixo da outra, se estendendo até a parte inferior da moldura, encimado pelo desenho de um forte  de tijolos  marrons, com uma porta central em forma de arco, localizada entre duas janelas. No centro do brasão há uma moldura oval. Dentro da moldura há um desenho, contendo na parte inferior um coqueiro, ladeado à esquerda pelo azul do mar, onde veleja uma jangada de vela branca, e à direita pelo marrom do sertão. Na parte superior do desenho, à esquerda, há um farol na cor branca com o sol de intenso amarelo, nascendo por trás dele e, à direita, uma pomba branca, que sobrevoa o verde das montanhas. Ao lado do brasão, lê-se, à direita, Governo do Estado do Ceará, Secretaria da Cultura na cor preta, dispostas em três linhas.

Comentários